Página Inicial > Linux > Ubuntu enviando ID de conta para multifuncional Kyocera

Ubuntu enviando ID de conta para multifuncional Kyocera

Opa,

Recentemente me deparei com um problema que estava me incomodando bastante no Ubuntu 10.04, imprimir na nova impressora da empresa, uma multifuncional KM-2820 da Kyocera. O primeiro problema eram os drivers que não existiam no meu Desktop, solucionado fazendo uma busca no CD de instalação que veio junto com a multifuncional. Já o segundo problema me deixou irritado por algum tempo, como enviar o ID de conta, já que a impressora foi configurada para imprimir somente com um ID de conta válido? A solução foi simples, mas acredito que em novo driver deverão corrigir isso, vamos aos passos:

Primeiro, antes de instalar a impressora com o driver do CD, copie o driver para o seu Desktop e abra-o no seu editor de texto preferido, procure pelas linhas abaixo e altere para o número do seu ID de conta, é eu sei que no Windows o ID de conta é solicitado durante a impressão, mas como não consegui ativar essa opção com o driver fornecido pelo fabricante, tive que defini-lo diretamente no arquivo PPD, isso pode ser um problema em uma máquina que seja utilizada por várias pessoas, mas não foi o meu caso.

# vim Kyocera_KM-2820.PPD

*% Management Code Definitions
*OpenUI *KmManagment/Controle de trabalho: PickOne
*OrderDependency: 60 AnySetup *KmManagment
*DefaultKmManagment: Default
*KmManagment Default/Desactivado: ""
*KmManagment MG00000000/00000000: "(00000000) statusdict /setmanagementnumber get exec"

Na linha KmManagment MG00000000/00000000: “(00000000) statusdict /setmanagementnumber get exec” altere os valores 00000000 para o número do seu ID de conta, ex.: KmManagment MG123456/123456: “(123456) statusdict /setmanagementnumber get exec”, salve o arquivo e instale a impressora utilizando esse arquivo PPD.

Atualização: Abra o gerenciador de impressão do Ubuntu, clique com o botão direito na impressora e escolha Propriedades, depois “Opções da impressora”, vá até a opção “Controle de trabalho” e escolha o seu ID.

Pronto! Quando for imprimir já será enviado o número do seu ID de conta!

OBS.: Nesse link de um fórum italiano foi criado um script para solicitar o ID de conta do usuário, mas não cheguei a testar!

Abraço!

Categories: Linux Tags: , , ,
  1. Gleidson
    18, janeiro, 2011 em 14:33 | #1

    Luiz,

    Recentemente adquirimos, aqui na empresa, a impressora KM-2820. Instalei ela no Ubuntu 10.04, mas mesmo realizando a alteração, como mostrado por você, continua contabilizando como “Usuário não registrado” e, logicamente, se modifico na impressora para aceitar apenas contas registradas é retornado um log no painel da impressora com a informação “Trabalho cancelado. ID de conta não registrado.”, sendo que o identificador de conta que estou enviando está cadastrado, se eviar uma impressão do Windows utilizando o mesmo ID ela sai e contabiliza para o usuário corretamente.

    Você saberia me dizer se existe mais alguma configuração que posso fazer?

    Grato,
    Gleidson

  2. 18, janeiro, 2011 em 14:49 | #2

    Opa Gleidson,

    Aqui no meu Ubuntu 10.04 só fiz o que coloquei no post, lembrando que deve-se alterar os 3 valores 00000000 para o número do seu ID! Outro detalhe é que aqui coloquei para imprimir direto na impressora, via rede, sem passar pelo servidor Windows, não sei se é esse o teu caso e se isso implica em algo!

    Abraço!

  3. Gleidson
    19, janeiro, 2011 em 14:04 | #3

    @Luiz Agostinho
    Luiz,

    As impressoras estão direto na rede, não utilizo nenhum servidor, e alterei os 3 octetos pelo meu octeto com o identificador e não funciona.
    (*KmManagment MG00000001/00000001: “(00000001) statusdict /setmanagementnumber get exec”)

    Muito obrigado!

    Vou continuar pesquisando… quando achar a solução, se eu achar(hehehe) posto ela aki.

    Valew mesmo!
    Muito obrigado mais uma vez!

    Gleidson.

  4. 20, janeiro, 2011 em 09:22 | #4

    Opa Gleidson,

    Estava tentando lembrar se tinha feito mais alguma coisa, lembrei que tem uma opção que deve-se alterar no gerenciador de impressão do Ubuntu:

    Sistema -> Administração -> Impressão

    Clique com o botão direito na impressora, escolha “Propriedades” e depois “Opções da Impressora”, vá até a opção “Controle de trabalho” e escolha o seu ID.

    Foi mal pelo esquecimento, vou atualizar o post!

    Abraço!

  5. Gleidson
    20, janeiro, 2011 em 10:57 | #5

    Valew Luiz!

    Recebi seu e-mail com sua resposta, e havia conseguido imprimir pouco antes.
    Não realizei essa alteração que você sugeriu:

    Luiz Agostinho :
    Sistema -> Administração -> Impressão
    Clique com o botão direito na impressora, escolha “Propriedades” e depois “Opções da Impressora”, vá até a opção “Controle de trabalho” e escolha o seu ID.

    O que fiz foi deletar, do driver, as duas linhas a seguir:

    *DefaultKmManagment: Default
    *KmManagment Default/Desactivado: “”

    Ai ele só envia para a única conta ou para a primeira (caso exista uma lista de contas no driver).

    Prefiro a idéia de selecionar a conta, como você sugeriu, assim, posso manter uma lista de contas. Já desisti da idéia de deixar uma lista de contas, já que não consigo configurar a solicitação de senha.

    Muito obrigado!

    Abraço.

  6. Robson
    12, abril, 2011 em 11:16 | #6

    Bom dia Luiz,

    Essa solução server para a KM1820? porque não encontrei essa mesma opção no drive da mesma poderia me ajudar?

    Esse Tutor me ajudou na 2810 muito bom.

  7. 12, abril, 2011 em 15:19 | #7

    Opa Robson,

    Não sei lhe dizer se funciona para a KM1820, não possuo esse modelo para testar, mas acredito que deve funcionar também, faça o teste!

    Abraço e obrigado!

  1. Nenhum trackback ainda.